Jesus teve uma conversa dura com alguns Judeus que haviam crido nele.
Ele os alertara sobre o permanecer na sua palavra a fim de que fossem discípulos de verdade, e que o conhecimento da verdade os libertaria.
No entanto logo eles argumentaram que eram filhos de Abraão e nunca tinham sido escravos e por isso não precisavam ser livres.
Jesus confirma que são filhos de Abraão por descendência (v,37), mas não tinham a pratica das mesmas obras – “Se fossem filhos de Abraão, fariam as mesmas obras que Abraão fez” (v,39).
Tais judeus eram filhos de Abraão, mas suas atitudes eram contrárias às atitudes de Abraão e conforme Jesus neles não havia lugar para a palavra de Deus como houve em Abraão.
Este episódio nos ensina que:
A descendência física, genética, não garante a descendência espiritual.
Aprendemos também que podemos adotar um rótulo, mas tal rótulo não nos faz igual ao que ou a quem nos rotulamos.
Quais os rótulos que adotamos corriqueiramente e que nem sempre corresponde ao que somos?
Evangélicos – Evangélico hoje é confundido como membro de uma igreja evangélica, alguém que se batizou em uma igreja evangélica ou que frequenta uma igreja evangélica.
Ser evangélico não é um rótulo que adotamos, mas é aquele que crê nos evangelhos e o pratica. Essa palavra não se encontra na Bíblia. Tem gente tão arraigada na sua teologia que nem precisa de Deus, é só cumprir o script.
Ser evangélico é quem adota como modo de vida os ensinamentos dos evangelhos, é quem ouve e pratica as palavras de Jesus.
Filhos de Deus – A maioria diz: Eu também sou filho de Deus. Jesus disse que os filhos de Deus são pacificadores e os que amam ao Pai celestial. Somos filhos mediante a fé em Jesus (Gl.3:6). São os que praticam a justiça e amam os seus irmãos (1 Jo. 3:10).
Crentes – são aqueles que creem em Deus em qualquer circunstancia. Não é só crê que Deus existe, pois o Diabo crê e treme (Tg.2:19). É necessário crê que Deus existe e que é galardoador dos que o buscam (Hb.11:6).
Membros do corpo de Cristo – são aqueles chamados para servir o outro (1 Co.12:27).
Irmãos – amam e servem os seus irmãos (João 15:12).
Santos – que nos santifica é o Senhor (1 Co6:11; Heb 10:10).
Justos – quem nos justifica é Jesus (Rm 8:33). Justo não é aquele que não cai, mas aquele que cai ainda que sete vezes, mas se levanta.