“Rogo-vos pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.(Rm.12:1-2).
Oferecer o corpo
É um exercício constante de se colocar diante da vida. É tomar uma posição existencial. (Rm.6:13) “Nem tampouco, apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos de entre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Nossa vida é sempre uma oferta a um ideal. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. (Rm.14:7). “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração”. (II Co.3:3).
Sacrifício vivo
Paradoxo, pois todo sacrifício era morto, despedaçado, queimado. Paulo propõem um sacrifício vivo. Esta é uma posição curiosa de ver a vida. Isaque experimentou isso literalmente e sentiu temor! E se como diz (Pv.9:10) “o temor do senhor é o princípio da sabedoria”. Pôr-se no altar nos faz ser mais sábios e compreender melhor a vida.
“Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o temor de Isaque, não fora comigo, por certo me enviarias agora vazio. Deus atendeu à minha aflição e ao trabalho das minhas mãos e repreendeu-te ontem à noite. O Deus de Abraão e o Deus de Naor, o Deus de seu pai, julguem entre nós. E jurou Jacob pelo temor de Isaque, seu pai”. (Gn.31:42e53).
A morte aqui não é fruto do pecado, mas da obediência. Por isso não é algo a ser temido, mas desejado! “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor”. (Rm.6:11).
Transforma a mente
Muda paradigmas. A base do raciocínio é outra e por isso o comportamento também. Aqui não importa mais afirmar-se, mas justamente o contrário: negar-se! (Mt.16:24-25) “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me;Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á”. (Fl.1:28) ” E em nada vos espanteis, dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto, de Deus”.
Experimenteis a vontade de Deus
Conhecer por experiência. “Boa, perfeita e agradável”.