(Apc 21, 22:1-5)
Talvez seja uma pretensão minha falar do céu que não vi. Paulo que viu não disse nada e mesmo os que, com suas experiências de quase morte, que disseram ir até lá, não fazem qualquer descrição de como é lá.
Porém, o que vou lhes mostrar é a partir de como o Apocalipse fala do céu.
- O céu é para salvos e a salvação é para todos. Só não serão salvos os que realmente não quiserem.
- Haverá um novo céu e uma nova terra – A velha ordem será mudada. A ordem atual de morte, tristeza, choro e dor não mais existirá. O que virá é tudo novo (21:5).
- O mar já não existe – O mar já não existe, é como diz o apocalipse. Significa que não haverá separações entre as nações, entre as pessoas, todos estarão conectados e interligados.
Hoje vivemos separados seja por nações e até por igrejas cada um nos seus guetos, mas no futuro, no Reino de Deus não será assim.
O que nos separa é só futilidades: cor da pele, condição social, somos estratificados em classes (A,B,C,D e E), o lugar onde moramos. Isso diz respeito a sociedade. Mas o que nos separa que diz respeito a religião?
É a teologia, nossas doutrinas, nossas teses sobre o fim do mundo, sobre o Espírito Santo. O que nos une é o amor e o que faz nos unir é a dor.
- O tabernáculo de Deus desce para estar com os homens – Lugar sem choro, sem dor, sem morte pois Deus é presença plena.
- A cidade é quadrada que dá ideia de dimensões iguais e todos os lados, não lá lugares desprivilegiados. (v,16)
- Não haverá templos Deus e Jesus, são o templo. (v,22)
- Não haverá a luz ou sol, Deus é a luz.
- O céu é uma cidade de portas abertas para todos os lados. Ainda seremos livres, mas nossa liberdade escolheremos ficar lá sempre.(v,25). Mesmo com portas abertas não entra quem não estiver no livro da vida.
- Lá estará a árvore da vida com suas folhas para cura das nações (22:1-3).
No apocalipse está registrado que a folha da árvore da vida servirá para cura das Nações. Creio que significa que chegaremos lá com nossas mazelas, nossos equívocos, e a folha da árvore da vida vai curar a nosso interior, e seremos novas criaturas de fato.
- É o lugar onde veremos o Senhor face a face (22:4).
Antecipar o céu hoje é:
- Viver sem separações, sem acepção, sem juízos sobre o outro. É aceitar o outro como ele é.
O perdão que Deus deu a todos deveria nos aproximar uns dos outros, deveríamos chamar o próximo para sentar à mesa e comer juntos, porque todos fomos igualmente perdoados por Deus.
A grande muralha a ser derrubada é aquela que está erguida na minha e na sua alma (Caio Fábio). Destrua as muralhas do seu coração, e todas as demais não subsistirão.
- É saber que todo lugar ode estamos está o templo de Deus.
- É saber que ainda que hoje tenhamos morte, tristeza, choro e dor, amanhã teremos paz eterna.
- É saber que servindo o outro estamos servindo a nosso mestre Jesus.
- É experimentar liberdade em Cristo pois para isto que fomos livres.