(Atos 9:31)
A descida do Espírito Santo é o marco inicial da história da Igreja. Antes da descida do Espírito tudo era feito diretamente por Cristo, depois foram os discípulos que se tornaram instrumento da ação do Espírito Santo na terra.
Os primeiros capítulos do livro de Atos dos Apóstolos revelam as ações do Espírito por meio da igreja:
- A igreja se tornou o meio de reprodução e expansão do Evangelho de Jesus (At.2:14/8:4,5). Nós somos o meio pelo qual o Evangelho é conhecido no mundo. O profeta Isaías entendeu muito bem isso ao responder à pergunta de Deus: Quem enviarei? Quem irá por nós?
- Os milagres começaram a acontecer por meio dos próprios discípulos (At.2:43/8:6-8).
- O mundo passou a ver, por meio da igreja, o modo de se viver o evangelho ensinado por Jesus (At.2:44-47).
- À medida que os cristãos pregavam o Evangelho, houve um aumento expressivo de seguidores de Cristo (At.4:4). O Evangelho gerava alvoroço por todo o mundo (At.17:6).
- Os cristãos se tornaram ousados na fé (At.4:29-31/5:29-32).
- A liderança da igreja sofreu perseguição por causa do Evangelho (At.8:1-3).
Depois da descida do Espírito Santo a igreja dos primeiros cristãos passou por dois momentos:O período da perseguição e depois o período de paz. (A bonança só vem depois da tormenta e o alívio só vem depois da pressão).
Houve um período de aparente paz em toda a região considerada o berço do Evangelho (At.9:31).Assim como naquela época, também sentimos uma aparente paz externa em relação à presença da igreja no mundo. Em nosso país temos liberdade de culto, pois nada nos impede de reunirmos em adoração a Deus; professamos nossa fé em Cristo livremente;temos livre acesso à Palavra de Deus; podemos ser adeptos a qualquer religião; qualquer forma de culto e adoração deve ser respeitada.
Como os primeiros cristãos lidaram com esta aparente paz?A verdade é que nos acomodamos com o bem-estar e acabamos perdendo uma grande oportunidade que Deus nos dá para crescermos ainda mais na nossa relação com Ele.
Neste período de paz aparente, os primeiros cristãos aproveitaram para se fortalecerem ainda mais no Espírito. Se tornaram uma igreja encorajada e controlada pelo Espírito Santo.
O que tem nos encorajados a prosseguir na vida cristã? (Medo do inferno, medo do julgamento final, reputação moral, fugir da solidão, falta der propósito, preservação da família, medo da perversão do mundo, falta de opção cultural, etc.)
Uma igreja sadia é uma igreja encorajada, motivada, pela presença ativa do Espírito Santo (At.9:31)
Quando o Espírito Santo promove encorajamento e vitalidade na igreja, as consequências são:
- Edificação mútua, ou seja, fortalecimento e crescimento dos membros. A força da igreja vem da qualidade de relacionamento que os membros têm com o Espírito Santo. A igreja cresce no exercício dos dons e ministérios.
- Crescimento na quantidade de discípulos. O aumento de seguidoresde Jesus acontecerá naturalmente, como fruto da ação do Espírito na vida da igreja (At.2:47).
- Uma vida de temor a Deus.Uma igreja que não compactua com o pecado, mas vive em santidade pois ama e se submete àquele que é Santo.
“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja”