https://www.youtube.com/watch?v=LyUP8uFruH0&t=2s
Jesus disse que ele mesmo edificaria a sua igreja.
Portanto não é criação humana. Igreja não se abre, igreja se é ou deixa de ser. Igreja é uma construção de Jesus.
Ela está firmada sob a confissão de que Jesus é o filho de Deus.
Igreja é gente vivendo no meio das pessoas. Mas essa gente que confessa a Jesus na vida como o filho de Deus, se reúne em algum espaço.
O que torna esse lugar atraente?
- Não há busca de autopreservação institucional – Quem quiser preservar a sua vida a perderá (lc17:33)
- Há o evangelho de verdade – Ide por todo mundo e pregai o evangelho.
O evangelho é salvação, é cura, transformação interna.
O evangelho torna as pessoas livres.
O que assistimos hoje?
O desenrolar de uma igreja, de um povo que busca se apoiar na sabedoria humana, uma verdadeira salada mista: Um pouco de humanismo, uma pitada de força da mente, outro tanto de psicologia moderna, outro da nova metodologia da administração, muito dos pensamentos filosóficos atuais, um tanto razoável de auto ajuda, sem deixar de lado uma grande soma de esforço humano.
Há também pseudorevelações demonstradas por supostas grandes revelações extraídas de descobertas exegética que trazem à tona revelações escabrosas, mas que promovem pessoas e não a pessoa de Jesus Cristo. Tudo mesclado com supostas e fabricadas demonstrações espirituais para tornar a coisa bem sobrenatural.
O que criamos com isso?
Criamos um povo dependente de astros da interpretação bíblica, de pessoas que fazem malabarismo espiritual. Rescrevemos a igreja dos judeus e gentios que queriam sinais e sabedoria (I Co. 1:22-24). A cruz para judeus não era sinal, mas sim escândalo, enquanto que a sabedoria de Jesus para os gentios era loucura.
O enfoque muitas vezes está no mistério, pois isso aguça os ouvidos do auditório. Pastores se torna uma espécie de coach espiritual.
- Onde o amor é a conexão entre os irmãos – 1 Jo4:21
- Onde os cristãos não têm medo de viver de modo transparente uns com os outros – “Suporte comigo os meus sofrimentos bons soldados de Cristo Jesus” (2Tm 2:3).
- Onde os discípulos fazem novos discípulos.