(Marcos 14:12-16)
No início da quinta-feira da semana da páscoa, um dia antes de Jesus ser crucificado, uma grande benção aconteceu em uma casa: A chegada de um hóspede especial (O cordeiro pascal).
A caminhada de Jesus para a cruz aconteceu no período da festa da páscoa e da celebração da festa dos pães asmos.E assim deveria acontecer, porque isso confirmaria a posição de Jesus como o nosso cordeiro Pascal(I Co.5:7). De acordo com o calendário judaico, a Páscoa era a primeira festa dos judeus (Lv.23).
Páscoa vem da palavra hebraica passah(pessê), que significa passar por cima, ou poupar, e acontecia no 14º dia do mês ao cair da tarde, quando o cordeiro era imolado e à noite as famílias comiam dele. No 15º iniciava a festa dos pães asmos durante sete dias (Ex.12/Lv.23).
Muitas coisas foram realizadas por Jesus nesta semana. Na quinta-feira aconteceu algo especial na vida dos discípulos, na vida de um homem carregando um pote de água, na vida de uma família.
A semana da páscoa deve ser celebrada com muita expectativa da ação, do poder e da realização dos milagres do cordeiro de Deus em nossas vidas. Mesmo caminhando para cruz, Jesus continuava realizando atos maravilhosos na vida dos discípulos.Nenhuma situação, por pior que seja, fará Jesus parar de agir a nosso favor.
Lições práticas que podemos tirar deste texto:
- A celebração da páscoa está associada diretamente ao desejo de agradar, obedecer e servir a Deus (v.12b,13a).
- A celebração da páscoa está associada diretamente ao desejo de ter uma vida disponível para levar a presença de Deus para dentro de casa, da família e de outras vidas. Mesmo aquele homem trabalhando, mas foi usado como instrumento para Jesus chegar naquela casa (v.13b).
- A celebração da páscoa está associada diretamente aodesejo de transformar sua casa (vida) em um lugar onde Jesus se agrada em estar presente. Celebrar a páscoa é dizer para Jesus que tem um lugar especial em nossa vida (amplo, grande, limpo, enfeitado, arrumado, completo) para Ele ficar (v.14,15a).
- A celebração da páscoa está associada diretamente aodesejo de tornar nossa vida, nossa casa, nosso bairro, nossa cidade, nosso país, agradável para Deus, e isso começa quando colocamos Jesus acima de nós mesmos. Jesus foi colocado no andar superior da casa (v.15b).
- A celebração da páscoa é uma grande oportunidade para nos unirmos e celebrarmos uma grande ceia com a presença especial e permanente do Cordeiro de Deus.
Inicialmente era dois discípulos (Pedro e João), depois um homem carregando um pote de água e depois um dono de uma casa. Todos foram usados para que Jesus pudesse comer a Páscoa e celebrar a Ceia junto com seus discípulos.
“Se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que temos…Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos os mais infelizes de todos os homens”(I Co.15:17-19).
A ressurreição propõe recomeços: Que haja ressurreições de fé, de esperança, de amor sincero, sonhos abandonados, relacionamentos que foram destruídos, projetos engavetados, amizades antigas, amores esquecidos, de pessoas que se sentem como mortas.