(Lc 12:29; Fp 4:6,7)
As necessidades têm si tornado um ponto de apoio para controle das massas. Não podemos viver em função de necessidades senão seremos manipulados.
O ser humano a cada dia cria novas necessidades e as impõe à vida. Nossa humanidade exige algumas coisas e nos faz acreditar que não podemos deixar de tê-las. Os publicitários sabem disse e suas propagandas são feitas para criar nas nossas mentes necessidades. “Você não pode deixar de ter”.
O segredo estar em saber fazer a diferença entre o que é essencial e o que é fundamental e tratar isso com equilíbrio.
Essencial é tudo que não podemos deixar de ter de forma nenhuma: amor, felicidade, amizade, relacionamentos, lealdade, sexualidade, saúde, fé.
Fundamental é o que nos ajuda a conquistar o essencial.
A maioria das coisas pelas quais lutamos não são essenciais,no máximo são fundamentais: comer, beber, vestir, casa, férias.
Mas é a luta desequilibrada pelo fundamental que nos faz perder o essencial: amigos, família, relacionamentos, felicidade, amor, fé.
Trabalho é fundamental,mas não é essencial. Você deve trabalhar em qualquer que seja a profissão com a visão no essencial.
Dinheiro não é essencial, mas sim fundamental. Com ele conquistamos coisas, mas necessariamente não conquistamos felicidade, amigos, família, paz, etc.
Jesus falou que não nos preocupássemos com as coisas fundamentais, pois quem vive na ansiedade do amanhã é pagão.
Jesus toca nas maiores necessidades fundamentais que nenhum de nós pode viver sem ela: comer, beber, vestir.
No entanto nos mostra que a vida é o essencial pois é mais importante que a comida, que o corpo é o essencial pois é mais importante que a roupa.
O que nos faz viver pelas necessidades:
- Ambição – buscar ter o que o outro tem e o que nunca poderá ter. É a ambição que faz prosperar as correntes, as pirâmides, os marketing de rede e qualquer metodologia nova que promete riqueza rápida.
- Culpa – o pai ou mãe que não tem tempo com a família trabalha cada dia mais para dar coisas a fim de amenizar a sua culpa.
- Baixa estima – achar que o que vestimos, comemos ou onde moramos define quem somos e nosso valor.
- Status–buscar uma posição para ter valor. Querer mostrar o que não é pra quem não gosta.
- Ansiedade– não andeis ansiosos – antecipação de necessidade ou de dor.
O que nos faz viver acima das necessidades:
Busque o Reino de Deus em primeiro lugar – como Deus faz as coisas.
Oração/Súplicas/Ações de Graças – apresente suas necessidades a Deus.
Paz que vem de Deus(pacificação interior) – Ele não promete suprir todas as necessidades, mas sim te dá paz que excede ao teu entendimento, para que o coração não se entristeça e a mente não pragueja.
Viver acima das necessidades implica fazer tudo para o que essencial em sua vida seja alcançado. É necessário nos voltarmos uns para os outros e tudo que conquistarmos seja para alegria, felicidade, paz, relacionamentos, amizade, saúde, fé e amor.